O projeto NEFERTITI: Networking European Farms to Enhance Cross Fertilisation and Innovation Uptake Through demonstration, é um projeto único de 7 M€ (financiado no âmbito do Horizonte 2020, Societal Challenge 2, RUR 12-2017), que envolve 32 parceiros e é coordenado pela ACTA, coordenador do Network dos Institutos técnicos de agricultura franceses.

No âmbito do projeto NEFERTITI, serão estabelecidas 10 networks temáticas interativas reunindo 45 clusters regionais (hubs) de demonstration-farmers e respetivos atores envolvidos (serviços de consultoria, ONGs, indústria, educação, investigação e decisores políticos) em 17 países. O projeto NEFERTITI centra-se na criação de valor acrescentado a partir da troca de conhecimentos, atores, agricultores e conteúdo técnico nas várias networks, de modo a aumentar a captação de inovação, melhorar a aprendizagem e a conectividade da rede entre atores agrícolas em toda a Europa. Tudo isto irá contribuir para uma agricultura mais competitiva, sustentável e amiga do ambiente.

O projeto NEFERTITI aborda 10 temas, escolhidos com base nas principais preocupações das comunidades agrícolas. Em conjunto, cobrem uma gama equilibrada de tópicos nos três principais sectores agrícolas: produção animal, culturas aráveis e hortofruticultura.

Um programa de monitorização e aprendizagem apoia a extração sistemática das lições aprendidas e a partilhar com grandes audiências, incluindo com atores do AKIS (Agriculture Knowledge and Innovation Systems) e autoridades públicas. Uma plataforma online revela experiências, atores, detalhes da demonstração e conteúdo técnico relacionado, para uma partilha alargada, que é potenciada pela produção de recursos (incluindo vídeos de alta qualidade) no idioma de cada parceiro. O NEFERTITI iniciará um diálogo político com as regiões da UE, de forma a ir ao encontro dos interesses dos agricultores e decisores políticos e tendo em vista a sustentabilidade das networks.